Você sabe qual é o melhor tratamento para o melasma?
- Thayane Lemos
- 23 de out. de 2024
- 1 min de leitura
O melasma é uma condição crônica da pele, caracterizado por manchas mais escuras, principalmente na face, acometendo primordialmente as bochechas, testa e pele acima do lábio superior.
Raramente pode afetar também áreas fora do rosto, como os ombros.
É mais comum em mulheres e é causado por uma tendência genética, associado a inúmeros fatores desencadeantes, como exposição solar ou ao calor e fatores hormonais. Estes últimos justificam a piora do melasma durante a gestação ou após o início do uso de anticoncepcionais e sua melhora após a menopausa.
Atualmente existem diversos tratamentos para esta condição, que incluem o uso de fórmulas clareadoras, sessões de laser, peelings químicos e o uso de antioxidantes orais. No entanto, uma vez que o fator deflagrador principal é a exposição solar, o que é indispensável é a proteção solar.
Como a pigmentação no melasma pode ser induzida pela radiação UVB, UVA ou pela luz visível, o ideal é o uso de filtros solares com cor, os quais, pela presença do óxido de ferro, protegem não só contra UVA e UVB como também contra a luz visível.
Além disso, vale lembrar que a radiação UVA atravessa janelas e vidros mais finos, portanto é necessário se proteger mesmo em casa.
Por isso, minha dica para você que quer iniciar o tratamento do seu melasma ainda hoje é: aplique filtro solar com cor diariamente e com cobertura suficiente para cobrir as manchas. E não se esqueça de reaplicar a cada 3h.




muito interessante!